Piano bar com o pianista Elli Zen.

O que um pianista faz?

O pianista de restaurante não tem pretensões de ser um pianista famoso e tocar grandes concertos, ou peças de alto nível técnico. Ele gosta de tocar piano de um modo sutil, desejando principalmente que de alguma forma ele possa contribuir para manter na memória de seu descontraído público as melodias bonitas que o encantam desde pequeno.

Músicas difíceis, simples, que fizeram muito ou pouco sucesso. O perfil das melodias é variável, mas o próposito da escolha de cada uma é o mesmo: que sejam agradáveis e nos toquem de alguma maneira. São sentimentos de saudade, de descontração, de emoção, ou o simples prazer de apreciar a montagem de uma estrutura musical.

Mesmo que a questão da virtuosidade não seja o ponto principal, estar em dia com a qualidade da execução da música no instrumento é primordial, por respeito a quem fez a música e também àquele que a ouvirá. Deve-se estar atento a isto, para que se mantenha coerência com a idéia principal que é fazer chegar ao ouvinte a mensagem e o sentimento que a composição musical se propõe a transmitir.

É preciso, para ser pianista, ter bom senso para conduzir o repertório de acordo com o clima da noite. Clima de comemoração, clima romântico, de nostalgia, de meditação. Ou aquele clima noturno que deixa a sensação sóbria e tranquila das noites. Perceber o sentimento que paira o ambiente e sugerir o roteiro da trilha sonora do momento é uma tarefa prazerosa e característica do trabalho do pianista.

O trabalho do pianista transforma o ambiente num lugar cheio de vida e personalidade, proporcionando um tempo agradável a quem passa por ali.

Pianista Elli Zen

Piano bar

Veja também: O que é piano lounge?

Veja também: Piano lounge é bom pra quê?

Veja também: Piano Lounge no Youtube